mulher-no-computador.png
blog-da-lokomotiv.png

Por que trocar um logotipo?

O logotipo é, em essência, a imagem associada a uma marca. Alguns são tão presentes na vida das pessoas que dispensam a tipografia. Por exemplo, quem não sabe dizer de qual produto estamos falando ao ver a imagem abaixo?


Mas mesmo a Coca-Loca promoveu adaptações e releituras em seu logotipo com o passar dos anos. Isso ocorre porque é natural que as empresas evoluam e mudem de acordo com a dinâmica do mercado. É quase a mesma coisa que ocorre com os penteados - afinal, só quem quer ficar preso aos anos 80 se atreve a sair por aí exibindo seus mullets.


Com o Lokomotiv Studio essa mudança teve um início peculiar. No ano em que completa uma década, a produtora de Campinas foi abordada pela Agência SALA com uma proposta de renovação de seu logotipo. "Nós não pedimos nada a eles", recorda o sócio Helton Ladeira. "Mas ficamos curiosos, instigados. Sentíamos essa necessidade, mas rolou um receio, pois o logo é muito a nossa cara".


Com a proposta aceita, os designers da agência submeteram à Lokomotiv a um questionário extenso que resultou, entre outras coisas, na eliminação da locomotiva do logo. "Nossa ideia foi trazer modernidade e dinamismo, características comuns no mercado audiovisual. Mas sem deixar de lado elementos do construtivismo russo, que fazia parte do logo anterior", explica Fabio Wanderley, sócio da SALA.

Mesmo cientes de que a aplicação do novo logotipo deveria ser de fácil execução, a agência optou por criar uma fonte própria, que não existe. "Que é como a Lokomotiv constrói seus filmes, do zero", salienta Fabio ao recordar o nervosismo na hora de apresentar a nova arte - sentimento comum a quem estava do outro lado.



"Tínhamos medo de dizer caso não gostássemos (rs). Você não sabe o que vem. Mas acho que o tempo entre aceitar fazer a mudança e receber a nova proposta de logo serviu como um período preparatório para algo que estaria fora do que já tínhamos", conta Adriana Buzin, sócia da Lokomotiv.


E para quem sentiu falta da locomotiva, não há com o que se preocupar. Ela segue ativa no material promocional da produtora, garante Helton. "Ela apenas saiu do logo, mas continua tendo o mesmo formato. O novo logotipo representa o que queremos para o espírito da Lokomotiv daqui pra frente".